Atividades Internacionais

Atividades Internacionais que a FNLIJ desenvolve como seção brasileira do Internation Board on Books for Young People - IBBY

 

Prêmio Hans Christian Andersen do IBBY - o Nobel da Literatura Infantil e Juvenil: a FNLIJ indica desde 1970, a cada dois anos, os candidatos (um escritor e um ilustrador) vivos pelo conjunto da sua obra. Em 1982, a escritora Lygia Bojunga foi a vencedora do Prêmio HCA do IBBY. Em 2000, foi a vez de a escritora Ana Maria Machado receber o Prêmio. Em 2014, foi a vez do Roger Mello, primeiro ilustrador latino-americano receber o prêmio.

  • Conheça aqui os escritores e ilustradores indicados pela FNLIJ desde 1970.
  • Clique para conhecer todos os vencedores do Prêmio HCA do IBBY.

A FNLIJ participou do júri do Prêmio HCA.

  • Clique aqui para conhecer a lista dos brasileiros que foram membros do júri.

Lista de Honra do IBBY: a FNLIJ seleciona desde 1970, a cada dois anos, um escritor, um ilustrador e um tradutor, para a Lista de Honra, que circula por todo o mundo editorial.

  • Clique aqui para conhecer a listagem das nomeações da FNLIJ.
  • Clique para conhecer todas as indicações internacionais no site do IBBY.

Divulgação do Dia Internacional do Livro Infantil – DILI: a FNLIJ traduz e divulga anualmente a mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil, com texto e imagem.

Prêmio IBBY-ASAHI - concedido a cada dois anos, o International Board on Books for Young People (IBBY) recebe indicações de programas (grupo ou instituição), das seções nacionais, que desenvolve atividades de significativa contribuição à promoção da leitura entre crianças e jovens vindos de várias regiões do mundo. O prêmio foi criado pela seção japonesa do IBBY. E foi beseado no Prêmio IBBY-Asahi que a FNLIJ criou em 1994 o Concurso Melhores Programas de Incentivo a Leitura.

  • Clique aqui para conhecer: a FNLIJ indicada como programa de leitura; programas de leitura brasileiros indicados pela FNLIJ; programas de leitura de outros países indicados pela FNLIJ; membros brasileiros do júri do prêmio IBBY-ASAHI.

Bienal de Ilustrações da Bratislava - BIB - Eslováquia: a FNLIJ seleciona, desde 1968, os artistas brasileiros que participam da Bienal.

  • Conheça aqui os artistas brasileiros que participaram dos catálogos da BIB.

Feira do Livro Infantil de Bolonha - Itália (Bologna Book Fair): a FNLIJ organiza a participação brasileira anual, na maior feira de livros infantis do mundo, desde 1974. A FNLIJ prepara um catálogo em inglês de obras da literatura infantil e juvenil brasileira; coordena o estande brasileiro, com representações de diferentes editoras do setor e participa de eventos internacionais do IBBY e de outros órgãos internacionais.

Outras Feiras de Livros em que o Brasil foi o país homenageado, como: Frankfurt, em 1994; o Salão do Livro em Paris, em 1998 e Guadalajara, em 2001.

Exposições de ilustrações e de livros de literatura infantil e juvenil brasileiros e estrangeiros no Brasil: BIB 1969 no MAM/RJ; I Exposição Retrospectiva de Ilustrações de Livros Infantis Brasileiros, Caixa Econômica, 1972; Exposição de Livros Internacionais no MAM/RJ, durante o 14º Congresso do IBBY, 1974; Mostra de Ilustrações para Crianças - Rio 1987 - BNDES; Bolonha 1988 - BPERJ; BIB 1990 - IAB/RJ e Goiânia; Jardim Secreto, da Feira de Bolonha 1996; Mostra de Ilustradores de Bolonha em1997; A Imagem do Medo na Ilustração de Livros Infantis Brasileiros, em 2007, em Pontevedra (Galícia).

Exposições de ilustrações e de obras de literatura infantil no exterior: O Livro para Crianças no Brasil - em Frankfurt, 1994 - CBL/EMC. Brasil! a Bright Blend of Colours – em Bolonha - CBL/EMC, no Rio de Janeiro, em Estocolmo (Suécia), Quito (Equador), em 1995; Lisboa (Portugal), em 1996 e Roma (Itália), em 1998. "Medo", em 2007, em Pontevedra (Galícia).

 

  • Presta consultoria a editores e especialistas estrangeiros.
  • Congressos bienais do IBBY: a FNLIJ divulga e participa. Veja o próximo congresso.
  • Comitê Executivo do IBBY: a FNLIJ participa desde 2000.
  • Congresso de Cuba Para Ler o Século XXI: a FNLIJ divulga e participa desde 1999.
  • Revista Latino-americana de Literatura Infantil e Juvenil das seções latino-americanas do IBBY: a FNLIJ é a co-editora brasileira (a nº 1 foi publicada em 1995, com o apoio da Biblioteca Pública Infantil de Belo Horizonte – MG; as de nº 2; 3 e 4 foram publicadas com o apoio da Editora Dimensão).