Anna Cunha é premiada na 29ª Bienal de Ilustração de Bratislava!
É com grande alegria que a FNLIJ comunica que a ilustradora de livros infantis e juvenis, Anna Cunha, é uma das premiadas da 29ª BIB com uma das cinco Plaque BIB, um dos prêmios da Bienal de Ilustração de Bratislava/BIB.
Os prêmios foram decididos no final de semana passado, em Bratislava, por um grupo internacional de jurados – dentre os quais, indicado pela FNLIJ, está ilustrador Odilon Moraes – que analisou 2.072 ilustrações, de 355 livros de 275 ilustradores provenientes de 36 países (https://www.bibiana.sk/en/news/bib-2023-press) .
Anna concorreu com as ilustrações de dois livros. O Origem, da editora Maralto, Prêmio FNLIJ de Melhor Ilustração e Prêmio FNLIJ de Poesia como escritora do mesmo livro e Os Príncipes do Destino, da editora Pallas, em sua 2ª edição, do escritor e sociólogo Reginaldo Prandi.
Representando a ilustradora, o Embaixador do Brasil em Bratislava, Gabriel Boff Moreira, recebeu a Plaque BIB entregue na cerimônia de abertura do evento que ocorreu hoje, dia 4 de outubro, a quem agradecemos o apoio.
Persistindo na missão institucional de promover os artistas brasileiros do livro para crianças e jovens, a FNLIJ/IBBY Brasil, parceira da BIB há décadas, a cada dois anos seleciona ilustrações/livros para a exposição internacional do evento, entre outras atribuições.
É, pois, que, parabenizando Anna Cunha pelo mérito, agradecemos aos nove ilustradores cujos trabalhos também fazem parte da exposição internacional, e ao júri nacional da FNLIJ que os selecionou.
Com o Prêmio, Anna Cunha honra o Brasil e a lista dos brasileiros que, em edições anteriores, receberam o reconhecimento da BIB.
Eliardo França, foi o primeiro ilustrador a receber o reconhecimento internacional na BIB, em 1975, com Menção Honrosa pelo, já clássico, “O rei de quase tudo” também o primeiro livro que recebeu o Prêmio FNLIJ, então Selo de Ouro FNLIJ.
Com apoio da UNESCO, comprometida com a formação de novos ilustradores a BIB recebe artistas de diferentes países para o Workshop Albín Brunovsky. Assim, de 6 a 13 de outubro, mais um representante do Brasil estará nesta BIB, a jovem ilustradora Rafaella Pascotto.
VIVAS à Bienal de Ilustração de Bratislava/BIB por mais esta edição, a primeira depois da Pandemia, e rumo à 30ª edição da BIB em 2025!