Sobre nós

Criada em 23 de Maio de 1968, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ é uma instituição de direito privado, de utilidade pública federal e estadual, de caráter técnico-educacional e cultural, sem fins lucrativos, estabelecida na cidade do Rio de Janeiro.

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ é a Seção Brasileira do International Board on Books for Young People – IBBY (IBBY Brasil). Como uma organização não-governamental com status oficial na UNESCO e no UNICEF, o IBBY tem um papel de formulação de políticas como defensor dos livros infantis.

O IBBY foi criado, em 1952, na Alemanha, por Jella Lepman com objetivo de unir crianças e livros semeando o caminho do entendimento entre os povos e convidando  os adultos a se dedicarem a essa bela e justa causa contribuindo para a paz. Às vésperas de completar 70 anos, a instituição criada por Jella conta hoje com representação em 80 países onde o trabalho conta principalmente com ação voluntária de especialistas professores, bibliotecários, editores e pesquisadores.

Missão

A FNLIJ foi instituída com uma missão prioritária de difundir a educação, cultura e leitura, apoiando escritores, ilustradores, editores e todos que pudessem contribuir para sua finalidade.

Visão

Tornar-se uma Fundação de prestígio nacional e internacional na área de literatura infantil e juvenil, ampliando a suas ações em educação e cultura e tendo equilíbrio financeiro e sustentabilidade bem sólida.

Valores

A ética e o compromisso com suas finalidades institucionais sempre foi a linha condutora da atuação da Fundação em todas as suas atividades, tendo como princípios o desenvolvimento da literatura infantil e juvenil, a probidade na sua administração e a qualidade de seus serviços.

Nossos Objetivos

  • Incrementar a produção do livro infantil e juvenil
  • Promover estudos e pesquisas sobre todos os aspectos do livro infantil e juvenil
  • Divulgar a produção brasileira de livros de qualidade para crianças e jovens e, em particular, os livros de literatura e informativos;
  • Estimular o autor, o ilustrador e/ou o editor, mediante instituição de prêmios, bolsas de estudo e cursos de especialização
  • Estimular a ampliação de rede de bibliotecas infantis e juvenis, públicas e privadas
  • Colaborar na execução de programas bibliotécnicos
  • Estimular, formar e reciclar recursos humanos para desenvolvimento da educação, cultura e gosto pela leitura
  • Introduzir serviço de catalogação de livros criando um acervo nacional.
  • Promover a tolerância, a solidariedade e a paz por meio da leitura partilhada;
  • Valorizar a biblioteca da escola e a pública como o lócus para o processo democrático à cultura escrita e mantenedora da prática da leitura.

 

Prêmio recebidos

Aos longos dos anos a nossa fundação e seus representantes já receberam diversos reconhecimentos dignos de serem compartilhados.

2006

Medalha de Honra ao Mérito do Livro – Em 2006, Laura Sandroni, uma das fundadoras da FNLIJ, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito do Livro, concedida pela Fundação Biblioteca Nacional – FBN, pela criação da FNLIJ

2006

Certificado de Membro Honorável do IBBY – Em 2006, pelo trabalho institucional desenvolvido em benefício da literatura infantil e juvenil nas últimas três décadas, Laura Sandroni, uma das criadoras da FNLIJ, passa a ser Membro Honorável do IBBY e recebe um certificado, por ocasião da Feira de Bolonha.

2002

Medalha da ordem do Mérito Cultural, grau de Cavaleiro – Em 2002, Elizabeth Serra, Secretária Geral da FNLIJ, recebeu a Medalha da ordem do Mérito Cultural, no grau de Cavaleiro, concedida pelo Ministério da Educação, entregue pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, no Palácio do Planalto

2001

Medalha Tiradentes da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ, indicada pelo Deputado Estadual Délio Leal, em 2001

2000

Prêmio Estácio de Sá de Literatura do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

2000

Medalha da ordem do Mérito Cultural, grau de Comendador – Em 2002, Elizabeth Serra, Secretária Geral da FNLIJ, recebeu a Medalha da ordem do Mérito Cultural, no grau de Cavaleiro, concedida pelo Ministério da Educação, entregue pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, no Palácio do Planalto.

1997

Prêmio Jabuti 1997 – Amigo do Livro da Câmara Brasileira do Livro.

1989

Prêmio Estácio de Sá de Literatura do Governo do Estado do Rio de Janeiro

1987

Plaqueta de Honra da Bienal de Ilustrações de Bratislava, Eslováquia.

1984

Diploma de Menção Honrosa do Prêmio de Alfabetização da UNESCO em 1984, pelo projeto Ciranda de Livros.

1984

Medalha  do Prêmio de Alfabetização da UNESCO em 1984, pelo projeto Ciranda de Livros

Um pouco de História...

No início dos anos 60, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais -INEP/MEC recebeu uma correspondência da seção espanhola do International Board on Books for Young People IBBY, que sugeria a criação, no Brasil, de uma seção do órgão.

Maria Luiza de Barbosa de Oliveira, técnica em Educação do INEP, convidou as colegas Laura Sandroni e Ruth Villela de Souza da organização de bandeirantes a criarem essa seção. O INEP apoiou a iniciativa e cedeu uma sala na sua sede para que o grupo pudesse desenvolver a proposta.

Assim, no dia 23 de maio de 1968, na cidade do Rio de Janeiro, constituiu-se a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil FNLIJ, pessoa jurídica de direito privado de âmbito nacional.

A FNLIJ foi instituída pelas entidades: Associação Brasileira do Livro, Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Associação Brasileira de Educação, Câmara Brasileira do Livro, Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Rio de Janeiro, União Brasileira de Escritores e Centro de Bibliotecnia.

A partir de 1974, já com um acervo de livros bastante expressivo, a FNLIJ necessitava de mais espaço. Contou com o apoio do MEC e mudou-se para o prédio no Palácio da Cultura Gustavo Capanema.

Certamente, sem esse apoio de fundamental importância, a FNLIJ não teria conseguido vencer as dificuldades financeiras por mais de 50 anos de importantes serviços ao País, principalmente, às crianças e aos jovens, já que, no âmbito municipal, estadual ou federal, nenhuma ação ou órgão desempenha as funções e as atividades da FNLIJ.

Aprofundando

Além de defender  e praticar os mesmos objetivos do órgão que representa,  a FNLIJ/IBBY Brasil, é a instituição responsável por fazer as indicações de brasileiros ao para concorrer e participar das várias ações e projetos tais como: apresentar os candidatos brasileiros ao Prêmio Hans Christian Andersen, selecionar os títulos para a Lista de Honra e outras ações. No campo da administração do IBBY, a FNLIJ pode indicar candidatos para ocuparem cargos, na condição de pró-bono, tanto para  o Conselho Executivo, como para participar do Júri do Prêmio HCA.