A FNLIJ em seus mais de 50 anos, organiza e promove uma série de Concursos com o objetivo de promover a leitura literária, para novos autores como também para divulgar o trabalho de professores nas escolas brasileiras.
O Concurso FNLIJ Melhores Programas de Leitura, Leia Comigo, Tamoios e Curumim já estão presentes no calendário da FNLIJ há cerca de 20 anos. Os concursos da FNLIJ têm o intuito de promover a leitura e os livros de qualidade divulgando experiências bem-sucedidas sobre leitura e literatura com crianças e jovens de todo o Brasil
A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ criou, em 1994, o Concurso FNLI J Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura junto a Crianças e Jovens com o objetivo de valorizar o empenho de pessoas e entidades engajadas em iniciativas de promoção da leitura, divulgar suas ações, facilitar a troca de informação entre os profissionais dessa área, construindo uma rede que fortaleça e enriqueça o trabalho possibilitando o estudo e o aperfeiçoamento dessas ações. O concurso foi pioneiro no gênero e possibilita a formação de um banco de dados sobre os programas de promoção da leitura que podem subsidiar pesquisas e políticas de leitura.
Em 1996, Eduardo Portella, assumiu a Presidência da Fundação Biblioteca Nacional e convidou Elizabeth Serra, secretária geral da FNLIJ, para integrar a Comissão Coordenadora do Programa Nacional de Incentivo à Leitura PROLER. A primeira contribuição levada pela FNLIJ ao PROLER foi o Concurso, que imediatamente ganhou a adesão e o apoio do presidente da instituição e de toda a Comissão Coordenadora.
Em 1997, a FNLIJ realizou o 2º Concurso, junto com o PROLER, com a ampliação da divulgação para todo o território brasileiro. O PROLER produziu e postou folhetos, cartazes, trazendo também a participação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/FNDE do Ministério da Educação/MEC que apoiou sua divulgação para a rede de escolas públicas, por intermédio de suas publicações e sistema de comunicação. Outra conquista com a parceria do PROLER foi trazer ao Rio de Janeiro os vencedores, entrevistá-los e torná-los conhecidos por meio da imprensa.
O Ministério da Cultura, por intermédio da então Secretaria do Livro e da Leitura, coordenada por Ottaviano de Fiore, uniu-se ao projeto, em 1999, possibilitando um levantamento quantitativo dos concursos realizados até esta data.
Em 2003, não foi possível continuar com a participação do PROLER, mas a FNLIJ deu continuidade ao Concurso, certa da necessidade de investir nas conquistas alcançadas.
Em 2005, com a parceria da Petrobras, foi possível oferecer um prêmio em valor financeiro, ao 14º Concurso.
Desde então o este concurso seguiu dando visibilidade a novos autores e práticas de promoção da leitura literária no Brasil mas com a premiação em livros, já que a FNLIJ não conta mais com a parceira da Petrobras neste Concurso.
Ao divulgar todos os programas inscritos no Concurso FNLIJ Melhores Programas de Incentivo à Leitura junto a Crianças e Jovens de todo o Brasil, pretendemos oferecer um serviço a empresários, instituições e governos que desejam apoiar as iniciativas que existem em todo o país em prol de um Brasil que aumente os seus índices de leitura e que faça da cultura escrita uma prática cidadã.
Ganhadores do concurso:
Veja os inscritos no concurso :
Concurso dirigido a adultos, pais, professores, educadores, que queiram relatar uma experiência com a leitura dirigida às crianças e adolescentes. Iniciado em 2002, em duas categorias (relato real e relato ficcional), para experiências bem-sucedidas de leitura compartilhada de adultos com crianças e/ou jovens. A FNLIJ tem procurado incentivar nas famílias o interesse pela leitura, acreditando que o adulto é, efetivamente, o mediador desse interesse da criança e do jovem pelos livros. Como parte integrante dessas ações, a FNLIJ criou a campanha Leia Comigo! em 2001, e o Concurso FNLIJ Leia Comigo! Podem se inscrever adultos que tenham uma experiência realizada com a promoção da leitura ou que criem um relato de ficção, cujo assunto principal seja a leitura compartilhada.
Ganhadores do concurso:
Concurso dirigido a adultos que trabalham com a promoção de obras literárias de autoria indígena. Em 2004, a FNLIJ iniciou a parceria com o INBRAPI -Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual, presidido pelo escritor Daniel Munduruku. Como uma ação de fortalecimento da nova década dos povos indígenas (2005-2015) proclamada pela UNESCO, em parceria com o INBRAPI, através do Núcleo de Escritores e Artistas Indígenas NEAI, a FNLIJ promove este concurso que a partir de 2006, contou com a participação do NEAI. Seleciona textos que registram experiências com obras de autores indígenas em salas de aula, bibliotecas, escolas, comunidades, desenvolvidas por professores, bibliotecários e educadores. Uma bibliografia recomendada de obras indígenas acompanha o regulamento.
Ganhadores do concurso:
Concurso dirigido a autores indígenas ou autores que possuam alguma filiação indígena, realizado como uma ação de fortalecimento da nova década dos povos indígenas (2005-2015) proclamada pela UNESCO, em parceria com o INBRAPI -Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual, através do Núcleo de Escritores e Artistas Indígenas NEAI. A FNLIJ realiza este concurso desde 2004, em parceria com o INBRAPI. A partir de 2006, contou com a participação do NEAI. Seleciona textos literários inéditos de escritores indígenas, em prosa ou poesia.
Ganhadores do concurso: