Ilustradores interessados em participar da seleção para a representação do Brasil na 30ª Bienal da Bratislava 2025, devem mandar seus arquivos para o email - fnlij.bratslava@gmail.com até dia 16 de janeiro de 2025.
Cada ilustrador pode enviar até 2 livros, produção 23 / 25 para os que já participaram alguma vez .
Artistas que estão participando, pela primeira vez, podem selecionar as ilustrações de seus livros dos cinco anos anteriores. Pedimos que enviem, também, um vídeo simples do livro sendo folheado mostrando o projeto como um todo - capa , contracapa e miolo.
No email de inscrição com os arquivos, deve vir o nome completo do ilustrador, nome de cada livro, editora e data de edição.
Observação: O ilustrador selecionado é responsável pelo envio de suas artes. Os selecionados terão toda orientação de como proceder.
Anna Cunha é premiada na 29ª Bienal de Ilustração de Bratislava!
Anna Cunha, foi uma das premiadas da 29ª BIB com uma das cinco Plaque BIB, um dos prêmios da Bienal de Ilustração de Bratislava/BIB.
Os prêmios foram decididos no final de semana passado, em Bratislava, por um grupo internacional de jurados – dentre os quais, indicado pela FNLIJ, está ilustrador Odilon Moraes – que analisou 2.072 ilustrações, de 355 livros de 275 ilustradores provenientes de 36 países (https://www.bibiana.sk/en/news/bib-2023-press) .
Anna concorreu com as ilustrações de dois livros. O Origem, da editora Maralto, Prêmio FNLIJ de Melhor Ilustração e Prêmio FNLIJ de Poesia como escritora do mesmo livro e Os Príncipes do Destino, da editora Pallas, em sua 2ª edição, do escritor e sociólogo Reginaldo Prandi.
Representando a ilustradora, o Embaixador do Brasil em Bratislava, Gabriel Boff Moreira, recebeu a Plaque BIB entregue na cerimônia de abertura do evento que ocorreu hoje, dia 4 de outubro, a quem agradecemos o apoio.
Persistindo na missão institucional de promover os artistas brasileiros do livro para crianças e jovens, a FNLIJ/IBBY Brasil, parceira da BIB há décadas, a cada dois anos seleciona ilustrações/livros para a exposição internacional do evento, entre outras atribuições.
É, pois, que, parabenizando Anna Cunha pelo mérito, agradecemos aos nove ilustradores cujos trabalhos também fazem parte da exposição internacional, e ao júri nacional da FNLIJ que os selecionou.
Com o Prêmio, Anna Cunha honra o Brasil e a lista dos brasileiros que, em edições anteriores, receberam o reconhecimento da BIB.
Eliardo França, foi o primeiro ilustrador a receber o reconhecimento internacional na BIB, em 1975, com Menção Honrosa pelo, já clássico, “O rei de quase tudo” também o primeiro livro que recebeu o Prêmio FNLIJ, então Selo de Ouro FNLIJ.
Com apoio da UNESCO, comprometida com a formação de novos ilustradores a BIB recebe artistas de diferentes países para o Workshop Albín Brunovsky. Assim, de 6 a 13 de outubro, mais um representante do Brasil estará nesta BIB, a jovem ilustradora Rafaella Pascotto.
VIVAS à Bienal de Ilustração de Bratislava/BIB por mais esta edição, a primeira depois da Pandemia, e rumo à 30ª edição da BIB em 2025!