FNLIJ: um livro que se abre para novos desafios

No último dia 18 de abril, data simbólica para a literatura infantil e juvenil brasileira, o site da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil voltou às atividades, depois de uma longa pausa de quatro anos. Foi muito significativo para nós, a Seção IBBY Brasil, receber as inúmeras manifestações de alegria pelas redes sociais, tão logo a notícia se tornou pública. Mesmo ainda em fase de atualização, já significa muito poder atualizar as ações da FNLIJ e tornar públicas iniciativas que não cessaram nesse tempo de pausa.

Neste mesmo dia 18/4, a convite do presidente da FNLIJ, Júlio Cesar da Silva, foi realizado um evento na Casa da Leitura/FBN, sede da Fundação, para comunicar e compartilhar esse momento de retorno às atividades presenciais e virtuais com amigos e parceiros que continuam nos prestigiando e apoiando e formando esse coletivo em prol da formação dos leitores literários.

Estiveram presentes autoridades, editores, mantenedores, colaboradores, autores e leitores-votantes (pesquisadores renomados na área) da FNLIJ. Não podemos deixar de destacar a presença de Ana Maria Machado que, além de representar os escritores de LIJ, representou a Academia Brasileira de Letras na mesa de abertura do evento.

O Presidente da Biblioteca Nacional Marco Lucchesi, na impossibilidade de estar presente no dia 18/4, manifestou-se pelo Twiter – @marcolucbr: Minhas homenagens à Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Autores e ilustradores. Tudo começa nesse projeto de futuro e de emancipação.

Seguimos no projeto de contribuir para a formação dos leitores brasileiros e para a circulação da literatura infantil brasileira fora de nossas fronteiras, em diálogo com as outras seções IBBY. Agradecemos mais uma vez a colaboração do grupo de leitores-votantes da FNLIJ, professores, pesquisadores, bibliotecários, profissionais do livro, representantes de diferentes regiões de nosso país.

Aspas do presidente – Júlio Cesar da Silva

“Ao assumir o desafio de lutar pela recuperação desta  importante Fundação, retornei a um tempo mágico de estudos e de produção de ensaios sobre o movimento que fazia brotar uma nova fase da literatura infantil e juvenil. Tendo dedicado ao estudo de Monteiro Lobato, minha dissertação de mestrado, pude aplaudir a iniciativa de ver nascer esta fundação e não podia recusar o pedido de um Promotor sensível à causa da FNLIJ, Dr. JOSÉ MARINHO, a quem agradecemos a confiança depositada.
Vamos então, para novos tempos e desafios.”

6 Responses

  1. Sebelum bermain di Blog slot CBRBET, penting Buat membaca ulasan dan pengalaman pengguna lainnya.
    berburu informasi tentang tingkat pembayaran, kualitas layanan pelanggan, dan keandalan platform Dapat Memudahkan dalam Cetak ketetapan yang lebih tepat
    sebelum memasang taruhan

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *