Em harmonia com seus objetivos, a FNLIJ atua extensivamente em muitas áreas da literatura infantil e juvenil. Desde a análise e seleção de livros, passando pela publicação de catálogos, livros, notícias e informativos, chegando a concursos para promover a leitura e a excelência, bem como eventos como salão e seminário para convenção de autores, ilustradores e leitores.
Uma das principais atividades da FNLIJ é a organização de eventos literários, como o Salão da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do Rio de Janeiro, que acontece anualmente e é considerada um dos principais eventos literários do Brasil. O evento reúne autores, ilustradores, editores, educadores e demais profissionais ligados à literatura infantil e juvenil, promovendo debates, palestras, oficinas e exposições, além de possibilitar o acesso do público aos livros e estimular a formação de novos leitores.
Outra importante ação da FNLIJ é a promoção de prêmios literários, como o Prêmio FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil, que tem como objetivo reconhecer e premiar obras de qualidade produzidas no Brasil. Esses prêmios estimulam a produção literária e incentivam os autores a criarem obras voltadas para o público infantojuvenil.
A FNLIJ também desenvolve ações voltadas para a formação de professores e mediadores de leitura, como cursos, seminários e encontros, visando disseminar boas práticas de mediação de leitura e estimular o uso dos livros como ferramenta pedagógica nas escolas e em outros espaços de leitura.
Além disso, a FNLIJ realiza estudos e pesquisas sobre a literatura infantil e juvenil no Brasil, contribuindo para a produção de conhecimento sobre o tema e para o fortalecimento do campo literário voltado para esse público.
Outra importante ação da FNLIJ é o estímulo à leitura inclusiva, por meio de projetos e ações que promovem o acesso de crianças e jovens com deficiência visual aos livros, como a produção de livros em braille, audiobooks e outras formas de acesso ao texto literário.
A FNLIJ também atua na divulgação e na promoção da literatura brasileira para crianças e jovens no exterior, participando de feiras internacionais de livros e promovendo intercâmbios culturais entre autores e ilustradores brasileiros e de outros países.
Em resumo, a FNLIJ tem como principal missão promover e desenvolver a literatura infantil e juvenil no Brasil, estimulando a leitura, valorizando a produção literária nacional, promovendo a formação de leitores e contribuindo para a melhoria da qualidade dos livros destinados ao público infantojuvenil.
A FNLIJ recebe das editoras as primeiras edições dos livros publicados, anualmente, para análise e seleção. Depois de lidos, os livros considerados de melhor qualidade são selecionados para fazer parte do Acervo Básico da FNLIJ, criado em 1996 com o objetivo de orientar a compra de um acervo inicial por Secretarias de Educação, escolas e bibliotecas.
Desse acervo básico surge a seleção Altamente Recomendáveis/FNLIJ. São os dez melhores livros nas categorias: criança, jovem, imagem, poesia, informativo, tradução (criança, jovem e informativo), cujos escritores, ilustradores, tradutores e editores recebem a láurea Altamente Recomendável, criada em 1975.
Foi em 1974 que a FNLIJ, como representante nacional da IBBY, começou sua premiação anual – O Melhor para Criança – que subsidia a indicação brasileira ao Prêmio Hans Christian Andersen (HCA / IBBY). Assim como no Prêmio HCA/IBBY, o Prêmio FNLIJ se expressa por um certificado e um selo, não havendo prêmio em dinheiro para os ganhadores.
O Prêmio FNLIJ – O Melhor Para Criança, distinção máxima concedida aos melhores livros infantis e juvenis, conta hoje com diversas categorias: criança, jovem, imagem, poesia, informativo, tradução (criança, jovem e informativo), projeto editorial, revelação (autor e ilustrador) melhor ilustração, teatro, livro brinquedo, teórico e reconto.
Em ocasião da entrega dos prêmios, há a publicação das justificativas dos votantes. A FNLIJ espera contribuir, por meio desta publicação, para o
trabalho de pesquisa de professores, bibliotecários e estudiosos.
A FNLIJ em seus mais de 50 anos, organiza e promove uma série de Concursos com o objetivo de promover a leitura literária, para novos autores como também para divulgar o trabalho de professores nas escolas brasileiras. Atualmente, a FNLIJ conta com quatro concursos grandes concursos que estão presentes há cerca de 20 anos. O Concurso “Os melhores programas de Incentivo à Leitura“, o concurso “Leia Comigo” e dois concursos em parceria com a UKA – FNLIJ / UKA Tamoios e FNLIJ / UKA Curumim.
1. Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura
Esse curcurso foi criado em 1994 com o objetivo de valorizar o empenho de pessoas e entidades engajadas em iniciativas de promoção da leitura, divulgar suas ações, facilitar a troca de informação entre os profissionais dessa área, construindo uma rede que fortaleça e enriqueça o trabalho possibilitando o estudo e o aperfeiçoamento dessas ações. O concurso é pioneiro no gênero e possibilita a formação de um banco de dados sobre os programas de promoção da leitura que podem subsidiar pesquisas e políticas de leitura.
2. Leia Comigo
Concurso dirigido a adultos, pais, professores, educadores, que queiram relatar uma experiência com a leitura dirigida às crianças e adolescentes. Iniciado em 2002, em duas categorias (relato real e relato ficcional), para experiências bem sucedidas de leitura compartilhada de adultos com crianças e/ou jovens. A FNLIJ tem procurado incentivar nas famílias o interesse pela leitura, acreditando que o adulto é, efetivamente, o mediador desse interesse da criança e do jovem pelos livros. Como parte integrante dessas ações, a FNLIJ criou a campanha Leia Comigo! em 2001, e o Concurso FNLIJ Leia Comigo! Podem se inscrever adultos que tenham uma experiência realizada com a promoção da leitura ou que criem um relato de ficção, cujo assunto principal seja a leitura compartilhada.
3. Concurso FNLIJ/UKA Curumim
Concurso dirigido a adultos que trabalham com a promoção de obras literárias de autoria indígena. Em 2004, a FNLIJ iniciou a parceria com o INBRAPI -Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual, presidido pelo escritor Daniel Munduruku. Como uma ação de fortalecimento da nova década dos povos indígenas (2005 2015) proclamada pela UNESCO, em parceria com o INBRAPI,através do Núcleo de Escritores e Artistas Indígenas NEAI, a FNLIJ promove este concurso que a partir de 2006, contou com a participação do NEAI. Seleciona textos que registram experiências com obras de autores indígenas em salas de aula, bibliotecas, escolas, comunidades, desenvolvidas por professores, bibliotecários e educadores. Uma bibliografia recomendada de obras indígenas acompanha o regulamento.
4. Concurso FNLIJ/UKA Tamoios
Concurso dirigido a autores indígenas ou autores que possuam alguma filiação indígena, realizado como uma ação de fortalecimento da nova década dos povos indígenas (2005-2015) proclamada pela UNESCO, em parceria com o INBRAPI -Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual, através do Núcleo de Escritores e Artistas Indígenas NEAI. A FNLIJ realiza este concurso desde 2004, em parceria com o INBRAPI. A partir de 2006, contou com a participação do NEAI. Seleciona textos literários inéditos de escritores indígenas, em prosa ou poesia.