FNLIJ APOIANDO CRIADOR DE BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS DE BÚZIOS

No dia 1 de junho o Presidente da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, JULIO CESAR DA SILVA, participou da solenidade de entrega da medalha Tiradentes a ANTONIO IRIVALDO LIRA, diretor e fundador da ONG Pró-vida de Búzios, criador de diversas bibliotecas comunitárias. A cerimônia solene no Espaço Cultural Zanine, no centro de Armação dos Búzios, com a presença do Secretário de Cultura do Município, de diversas autoridades locais. A Medalha Tiradentes é a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), tem por objetivo reconhecer pessoas que prestaram relevantes serviços à causa pública do estado.

A ONG Pró-vida é conhecida por seu trabalho na implantação de bibliotecas e no fomento da educação na região. Sob a liderança de Lira Pinto, a organização promove o acesso ao conhecimento e à leitura para diversas comunidades. O Deputado Estadual CARLOS MACEDO, em um gesto notável que o diferencia de muitos outros, reconheceu a grandiosa obra do Sr. Antonio Irivaldo Lira Pinto e o condecorou com a Medalha Tiradentes, a mais alta honraria do estado. Lira, como é carinhosamente conhecido em Armação dos Búzios, nasceu em Sobral, Ceará. Trabalhando como garçom na Praça da Gávea, no Rio

Em um dia de folga, enquanto passeava em Búzios, Lira se encantou com a beleza exuberante da cidade e decidiu que ali seria seu novo lar. Ao se mudar, deparou-se com a triste realidade: não havia nenhuma biblioteca pública para saciar sua sede por leitura e proporcionar esse prazer aos jovens e crianças da cidade. A FNLIJ formalizou parceria de apoio a este projeto, desde 2023, vem doando livros e fazendo projetos para incentivar a leitura e valorizar este trabalho comunitário.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *