NOTA DE PESAR E CONVITE PARA HOMENAGENS

A FNLIJ, por  seus Diretores e Conselheiros, comunica o falecimento de um dos mais relevantes escritores brasileiros na data de hoje, 6 de abril de 2024, nosso estimado ZIRALDO.
                     Aos 91anos de idade, este escritor e desenhista, deixa este mundo e vai brincar e alegrar, no plano espiritual, com tantos outros que construíram, como ele, obras imortais, que vão continuar, por muito tempo, sendo fundamentais para crianças e  jovens.
                     O criador o receberá de braços abertos e confortará sua família, amigos e admiradores, a quem manifestamos nossos sentimentos pela dor deste momento.
                      Ele nos deixou um legado, também como chargista, caricaturista e jornalista,  tendo sido um dos fundadores nos anos 1960 do jornal “O Pasquim”.
                       Sua relação com a FNLIJ  foi intensa e permanente, merecendo um destaque especial na abertura de nosso site. Ziraldo criou para a FNLIJ a imagem dos 40 anos da FNLIJ , criou a imagem dos 10 anos do Proler e emprestou durante anos a imagem do Menino Maluquinho como símbolo  do Salão, além de ter estado presente nos Salões para autografar quando atraia  um enorme número de pais que foram leitores de Ziraldo levando seus filhos e Ziraldo atendia cada um com especial atenção.
ZIRALDO  escolheu deixar este plano limitado e ganhar um céu ilimitado em pleno mês de abril, quando se comemorou o  dia internacional do livro  infantil ( 2 ), data de aniversário do escritor  dinamarquês Hans  Christian  Andersen e   vamos comemorar o dia nacional do livro infantil ( 18) data de nascimento de Monteiro Lobato, pai da Literatura Infantil brasileira.
                         Decretamos, por portaria, luto oficial na FNLIJ por todo o mês de abril e queremos convidar a todos os admiradores de ZIRALDO para acompanharem a  programação de eventos e de homenagens que serão prestadas no decorrer deste ano, dedicadas a  ZIRALDO ALVES PINTO, nascido em Caratinga, Minas Gerais, no dia  24 de outubro de 1932, tendo seu nome resultado da junção do nome de sua mãe Zizinha e de seu pai, Geraldo, resultando a criação de ZIRALDO, que veio mundo para  fazer a diferença.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *